sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O Rio Jacuí e seus encantos


A bacia hidrográfica do rio Jacuí tem área de 71.600 km2, que corresponde a 83,5 % da área da região hidrográfica do Guaíba.
Nasce no Planalto, nos municípios de Passo Fundo e Marau, e toda a sua área de drenagem caracteriza-se pelo uso intensivo do solo para agricultura e pecuária.
O seu trecho superior caracteriza-se também pelo aproveitamento energético, onde estão instaladas as UHEs Ernestina, Passo Real, Salto do Jacuí, Itaúba e Dona Francisca.
Percorre cerca de 300 km até sua foz, com e formação do Delta do Jacuí, onde desembocam os rios Gravataí, Sinos e Caí.

Os principais contribuintes do Jacuí, em sua margem direita são os rios Jacuí-mirim, Ivaí, Vacacaí-mirim e Vacacaí, e na margem esquerda os rios Jacuizinho, Pardo e Taquari.
Na área de drenagem da bacia do Jacuí encontram-se aglomerações urbanas de porte significativo, destacando-se as cidades de Santa Maria (face leste), Cachoeira do Sul, Rio Pardo, São Jerônimo, Triunfo, Caxias do Sul (face norte que drena para o rio das Antas), Bento Gonçalves (drena para o rio das Antas), Lajeado (rio Taquari), Estrela (rio Taquari) e Taquari (rio Taquari).
A bacia hidrográfica do Jacuí, formada pelas áreas de drenagem do Vacacaí, Vacacaí-mirim, Pardo, Taquari, Antas e O rio Jacuí é navegável da foz até Cachoeira do Sul, trecho onde se localizam 3 barragens para navegação. É o principal trecho de pesca comercial de águas interiores do Rio Grande do Sul.



Para saber mais, acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário