domingo, 15 de agosto de 2010

Origem e Arquitetura de Rosário do Sul - RS

Em meio a Campanha Central Sudoeste Rio-Grandense, a 354,87 Km de Porto Alegre, localiza-se Rosário do Sul. Sua área territorial atual é de 4.369,66 km². Foi desmembrado dos municípios de Alegrete e São Gabriel no ano de 1876, e no ano de 1800, teve início o povoamento da sede.

Entrou na história do Rio Grande do Sul e do país como quartel-general das forças imperiais que, em 1816, se preparavam para combater o caudilho oriental, José Artigas e já recebera a visita do imperador Dom Pedro II, que atravessava a província para receber em Uruguaiana a rendição das tropas paraguaias que haviam ocupado aquela cidade.

Rosário do Sul orgulha-se de ser o berço do gaúcho nativo, afirmando que foi na Serra do Caverá, junto aos cerros Macaco, Bugio, Figura de Pedra e Minuano, que se processou a formação do homem do pampa a partir do final do século 17. (Modificado de http://www.portalmunicipal.org.br/entidades/famurs/)

Nos dias de hoje ainda é possível vislumbrar a imponente arquitetura do início do século XX, nas casas da região central, em especial das localizadas no entorno da praça Borges de Medeiros, próximas a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.

Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.

Para saber mais e ver mais imagens de Rosário do Sul, acesse:

http://www.rosariodosul.rs.gov.br/portal1/municipio/ponto_turistico.asp?iIdMun=100143330

http://www.youtube.com/watch?v=iIPAXkhcdX8

http://www.youtube.com/watch?v=4lVphJzKDV8&NR=1

Um comentário:

  1. Sempre é bom ver Rosário do Sul e saber mais da sua história. Saudade da praia das areias brancas!

    ResponderExcluir