sexta-feira, 2 de julho de 2010

Porto de Porto Alegre

Está localizado na margem esquerda do Rio Guaíba, na parte noroeste da cidade de Porto Alegre (RS).
Sua construção foi iniciada no ano de 1911 por iniciativa do governo do estado do Rio Grande do Sul. Em 26 de agosto de 1913, foram concluídos 146m de cais com 4m de profundidade, em frente à Praça Senador Florêncio.
O primeiro trecho para atracação, com 300m, começou a operar comercialmente em 1º de agosto de 1921, sob a administração da Secretaria da Fazenda do governo estadual, decorrendo da maior demanda de movimentação de mercadorias com a abertura do sistema de canais interiores do Rio Grande do Sul, a partir de 1919. Somente com a edição do Decreto nº 24.617, de 9 de julho de 1934, foi regularizada a autorização ao estado para explorar o porto durante 60 anos.
Em 1951 foi criado o Departamento de Portos, Rios e Canais (DEPRC), autarquia estadual que ficou responsável pela exploração comercial do porto, de acordo com a concessão ao estado do Rio Grande do Sul. Com o fim da concessão em 1994, foram feitos dois aditivos até a assinatura de um convênio de delegação entre o Ministério dos Transportes e o estado do Rio Grande do Sul, em 27 de março de 1997, para administração e exploração do porto.
Atualmente ainda é administrado pela autarquia Departamento Estadual de Portos, Rios e Canais (DEPRC).

Texto e fotos de Rafael Daudt

Nenhum comentário:

Postar um comentário