Apresenta o aspecto de uma linha pouco sinuosa que, com exceção de Torres, que está à 66m do nível do mar, não apresenta cotas com mais de 20m de altitude. A planície costeira possui uma extensão de 640Km entre os paralelos 29º e 33º de latitude Sul e os meridianos 49º e 53º de longitude Oeste (Schwarzbold & Schäfer, 1984). Excetuando-se o pilar granítico de Torres o restante do litoral riograndense é de origem geológica recente, do Período Quaternário (Rambo, 1956).
O sistema hídrico da costa do Rio Grande do Sul é composto por lagunas, lagoas costeiras, lagoas interiores, rios, riachos, arroios e canais que formam uma complexa e peculiar rede hidrológica, com muito de sua dinâmica e morfologia ainda desconhecidas (CORSAN, 1992).
Ao longo da costa, pela ação do vento predominantemente Nordeste, há a formação de barreiras arenosas múltiplas com diferentes gradientes morfológicos que vão desde lagoas profundas (assimétricas) até as rasas (simétricas) de áreas de banhado (Schwarzbold & Shäfer, 1984). O rompimento intermitente ou contínuo para o mar da maioria destes sistemas hídricos deu origem aos diversos estuários da costa do Rio Grande do Sul.
As regiões litorâneas e costeiras do Brasil apresentam uma multiplicidade de ecossistemas extremamente produtivos, sendo habitats de uma grande parte dos recursos marinhos, pois são áreas de criação e refúgio de inúmeras espécies de peixes, crustáceos e moluscos capturados pela pesca industrial ou artesanal (Diegues, 2001).
Fontes citadas:
DIEGUES, A. C. A sócio-antropologia no Brasil: uma área de pesquisa emergente. In: Ecologia humana e planejamento costeiro. p. 145-168, 2001.
CORSAN. 1992. Assessoria para a preservação de recursos hídricos. Relatório Técnico: Recursos hídricos e abastecimento de água no litoral norte do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 41p.
RAMBO, B. 1956. A fisionomia do Rio Grande do Sul. Selbach, Porto Alegre, 456p.
SCHWARZBOLD, A. 1982. Influência da morfologia no balanço de substâncias e na distribuição da macrófitas aquáticas nas lagoas costeiras do Rio Grande do Sul. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, 94p. (Dissertação de Mestrado).
SCHWARZBOLD, A. & SCHAFER, A. 1984. Gênese das lagoas costeiras do Rio Grande do Sul-Brasil. Amazoniana, Manaus, 9(1): 87-104.
Nenhum comentário:
Postar um comentário